O governo federal poderá conceder até 30 bilhões de reais adicionais ao BNDES, segundo Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
Desde o ano passado, o governo já emprestou 180 bilhões de reais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para elevar a capacidade da instituição de financiar investimentos.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vinha afirmando que o BNDES deveria reduzir sua dependência de recursos do Tesouro, elevando suas captações próprias. O governo também já anunciou a intenção de estabelecer medidas, incluindo desonerações, para incentivar o aumento das fontes de financiamento de longo prazo para o setor privado.
Segundo a MP, o crédito será concedido por meio da emissão de títulos públicos em favor do BNDES, como ocorreu nos últimos repasses feitos pelo governo ao banco de fomento a partir de 2009.
Procurado, o Ministério da Fazenda não tinha imediatamente uma posição sobre o tema. O BNDES informou que deve se manifestar sobre o assunto ainda nesta segunda-feira.ESTADÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário