Pages

17 de novembro de 2010

Clube que tem Leônidas da Silva como maior ícone investe na base para não ser esquecido

Bonsucesso busca novo 'diamante' para voltar à elite do futebol do Rio

Quem chega ao subúrbio do Rio de Janeiro para visitar o Bonsucesso, tradicional agremiação do bairro de mesmo nome, se depara com uma intensa movimentação no hall de entrada. Crianças chegam para aulas de natação, e mulheres entram e saem da feirinha de roupas realizada diariamente no saguão. Há ainda os bailes da terceira idade e o pagode dos fins de semana. Mas para por aí. O campo da Avenida Teixeira de Castro está vazio e assim ficará até que a preparação do time de futebol para o ano que vem se inicie. Enquanto isso não acontece, o clube, fundado no dia 12 de outubro de 1913 por meninos peladeiros de 12 a 16 anos, segue trabalhando pelo objetivo de retornar à elite do Campeonato Carioca e pôr fim, antes do centenário, ao ostracismo que já dura 17 anos.

Aos 97 anos, o “vovô” Bonsucesso tem Leônidas da Silva como principal ícone de sua história. Primeiro superastro do futebol brasileiro, o Diamante Negro, no entanto, não deu os primeiros passos no clube onde, apesar da baixa estatura - tinha apenas 1,65m -, também jogou basquete. Vindo do Sírio Libanês, ele chegou à Leopoldina no início dos anos 1930, então com 18 anos, salário de quatrocentos mil réis, dois pares de sapatos e dois ternos. Ficou apenas dois anos por lá. Tempo suficiente para criar o gol de bicicleta - no dia 24 de abril de 1932, na vitória por 5 a 2 sobre o Carioca, no velho campo da Estrada do Norte - e cravar seu nome no coração do clube . E é apostando no surgimento de um craque que tenha ao menos um pouco da genialidade do Homem Borracha que o Bonsucesso espera se reerguer.

Até o início do mês de outubro, o Rubro-Anil - que nasceu Alvirrubro - mantinha 12 garotos vindos de diferentes cantos do país e média de 17 anos morando na concentração, que fica dentro do estádio batizado com o nome de Leônidas da Silva.

- Temos investido nas divisões de base. Nossa intenção é tentar fazer algum jogador para termos retorno depois. Já tivemos muitos em outras épocas - ressaltou o presidente Zeca Simões, que no fim de 2011 encerra seu segundo mandato e deve tentar a reeleição.

Atacante como Leônidas, o paulista Kayan é uma das apostas do Bonsucesso. Aos 20 anos, ele conhece o ex-jogador da Seleção Brasileira - que pendurou as chuteiras em 1951 depois de também defender Peñarol-URU, Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo - apenas de nome. Mas a influência do Diamante Negro no Rubro-Anil é tão grande que mesmo sem nunca tê-lo visto desfilar a “sensualidade do craque típico”, como descreveu Nelson Rodrigues, os meninos da Leopoldina o têm como referência.

- Infelizmente não pude vê-lo jogar, mas escutei diversas histórias do extraordinário jogador que foi o inventor dos gols de bicicleta. Sempre que possível tento executar essa manobra, inclusive fiz um gol desta forma em um dos meus primeiros treinos aqui no Bonsucesso - garantiu.GE

2 comentários:

Chuteira Personalizada Nike disse...

É bom ver ações como essas.

Incentivo para a molecada não ficar na rua, e ainda virar grandes atletas. Parabens.

Andre Martins disse...

Opa amigo,

tenho um blog de futebol o qual coloco as disposição escudos de varios times amadores e tambem informações,alem de curiosidade.Enfim,poderia me ajudar com informações sobre alguns times de niteroi? tenho tentado em varios lugares e ate agora nao consegui nada.

Me siga no blog,talvez ficaria ate mais facil a comunicação:

escudosumapaixao.blogspot.com

Banner Buscaki Diretório JM DIGITAL - Google PageRank Colmeia: O melhor dos blogs
Central Blogs
BlogBlogs.Com.Br Eu Linko Sports Blogs - Blog Rankings
Divulga Site, sistema de divulgação de sites.
www.BannerSite.com.br Divulgar site grátis